quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Homem acusado de tentativa de estupro é preso no Instituto de Identificação


José
Funcionários do Instituto de Identificação prenderam na manhã de hoje, 05, o foragido da justiça Luciano Vieira da Silva, de 25 anos. O acusado tentava tirar a segunda via da sua carteira de identidade quando recebeu a voz de prisão na unidade sede do II que fica no centro da Capital.
Luciano havia sido detido em 2009 sob a acusação de tentar estuprar a sua enteada, a menor D.C.S., 12 anos. Na época do crime quando foi preso em flagrante na Rua São Paulo, bairro Tabuleiro do Martins, ele ainda tentou negar o crime, mas familiares da criança garantiram que tentou abusar sexualmente da menor.
Depois de passar noves meses preso, ele conseguiu liberdade provisória assinando um termo de compromisso durante um mutirão da justiça, mas ele não compareceu as audiências e ainda forneceu endereço errado para a justiça quebrando o termo de compromisso firmado. Luciano então passou a ser considerado foragido em fevereiro de 2011, depois de mandado de prisão expedido pelo Juiz Carlos Henrique Pita Duarte da 3º Vara Criminal da Capital.
Segundo a chefe do arquivo criminal, Isabel Cristina, esse foi o segundo caso de cumprimento de mandado de prisão no II, só esta semana. No caso de Luciano, quando ele chegou ao Instituto de Identificação foi levado até uma sala especial onde discretamente, sem atrapalhar o funcionamento do II, o acusado que não esboçou reação foi preso.
“Quando alguém vem aqui solicitar a segunda via da carteira de identidade ou um nada consta criminal, ele preenche um formulário que é passado para os papiloscopistas que ao verificar uma pendência repassa para o setor de arquivo criminal. Quando confirmamos o mandado em aberto efetuamos a prisão e acionados a policia civil para conduzir o preso”, explicou Isabel.
Ainda segundo Isabel, a situação de Luciano se complicou ainda mais, e ele será autuado também por tentativa de fraude, porque ele usou informações falsas quando pediu o novo documento. Ele repassou o nome do pai errado gerando dois registros. Em um deles seu genitor está com o nome de Adson Vieira da Silva e no outro está com o nome de José Carlos Vieira.
“Junto com o mandado de prisão enviamos para a delegacia o laudo emitido pelo papiloscopista que comprova a falsidade. O documento é bem claro, as identificações descritas apresentavam dados coincidentes das fichas biométricas, onde apesar de apresentar pais com nomes diferentes, ficou confirmado que o solicitante era a mesma pessoa”, afirmou a chefe do setor após acionar a equipe do DEIC.
Em sua defesa, Luciano que sofreu uma tentativa de homicídio este ano durante o carnaval, ainda tentou alegar que não sabia da existência do mandado prisão e não sabia do conteúdo do termo assinado na justiça. Após sua prisão, Luciano foi conduzido para a sede do DEIC onde será ouvido e logo em seguida encaminhado para a casa de custódia da Policia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário